FILTRE POR CATEGORIA
#NOTÍCIAS
25 out
2017
CMU aprova projeto Janeiro Branco -

 



Aprovado nesta quarta-feira, 25, o projeto Campanha Janeiro Branco, de autoria do vereador Franco Cartafina (PHS) e coautoria do colega de Câmara, Almir Silva. Franco afirma que em tempo de preocupação com a saúde física, não se pode deixar de cuidar da saúde emocional e assim também da saúde mental. Aumento da intolerância, depressão, estresse, suicídio, a maioria desses fatos,  segundo ele,  é decorrente de transtornos, distúrbios emocionais. "Vamos trabalhar a conscientização de que temos de buscar o equilíbrio, se preciso com a ajuda de profissionais."
Franco explicou que o trabalho tem sido desenvolvido em outras cidades, buscando a conscientização e falando de saúde mental. “Muitas vezes as pessoas não querem nem tocar no assunto”, avaliou.
O parlamentar se lembrou de algumas situações tristes que aconteceram nos últimos tempos. “A sociedade está emocionalmente doente, a intolerância religiosa e no que se refere à orientação sexual, o aumento do estresse e da depressão, que é o mal do século, além do aumento muito triste dos casos de suicídios”, disse Franco.
“É um momento em que um vigia de creche atea fogo em crianças, um estudante que atira nos colegas dentro de sala de aula, agressões homofóbicas”, acrescentou.
Para o vereador, a cidade está deficitária no atendimento psiquiátrico, sendo que a procura por internamentos aumentou muito. De acordo com ele, as drogas também estão ligadas a questões da saúde mental e emocional. “Os Caps não podem ser tratados como depósitos de pessoas desequilibradas mentalmente. As pessoas passam por estas situações e o poder público tem o dever de assisti-las”, defendeu Franco. 
Franco sempre tomou cuidado com o que diz respeito à Lei do Calendário Popular do Município, para que as datas se tornem referência.A Campanha Janeiro Branco pode ajudar o mundo a ser um lugar melhor, afinal, trata-se de uma campanha dedicada a convidar as pessoas a pensarem sobre suas vidas, o sentido e o propósito das suas vidas, a qualidade dos seus relacionamentos e o quanto elas conhecem sobre si mesmas, suas emoções, seus pensamentos e sobre os seus comportamentos.
Trata-se, em verdade, de uma campanha dedicada a mostrar às pessoas – e à sociedade – que os seres humanos são seres de conteúdos psicológicos e subjetivos, que suas vidas, necessariamente, são estruturadas em torno de questões mentais, sentimentais, emocionais, relacionais e comportamentais, sendo, portanto, imperioso e necessário, que a subjetividade humana possua lugar de destaque em nossa cultura e em nossos cotidianos, sob pena de sermos vítimas de nós mesmos e de quem despreza as próprias necessidades psicológicas e as necessidades psicológicas alheias.
É uma campanha pensada, planejada e projetada para a promoção de Saúde Emocional nas vidas de todos os indivíduos que compõem a humanidade, buscando estratégias políticas, sociais e culturais para que o adoecimento emocional seja prevenido, conhecido e combatido em todos os campos, esferas, dimensões e espaços em que o humano se faz presente.
E está dando certo, uma vez que, por meio do Janeiro Branco em todo o Brasil e em outras regiões do planeta, cidadãos, psicólogos e demais profissionais (da saúde ou não), estão se mobilizando para levar essas mensagens aos indivíduos e às instituições às quais esses mesmos indivíduos encontram-se entrelaçados: quem cuida da mente, cuida da vida; quem cuida das emoções, cuida da humanidade; quem cuida de si, já cuida do outro; sem psicoeducação não haverá solução; autoconhecimento: isso também tem a ver com a sua saúde mental; o que você não resolve em sua mente, o corpo transforma em doença e várias outras orientações, dicas e reflexões que têm o poder de chamar a atenção de todos para os cuidados consigo e com os outros.

 

em: Cidadania, Ações, Desenvolvimento, Educação, Saúde, Social


CANAIS DE COMUNICAÇÃO:
(34) 3318-1714 / 3318-1734
contato@francocartafina.com.br
AGÊNCIA DIGITAL
Zoom Web Inteligente
FRANCO CARTAFINA VEREADOR © COPYRIGHT 2017 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS